Trata-se da área da Medicina Dentária que permite restituir a anatomia dentária perdida por cárie.

O tratamento passa pela remoção de toda a estrutura dentária que se encontre amolecida e cariada. Este procedimento resulta na formação de uma cavidade que é preenchida com um material restaurador.

Na Clínica ASISA dispomos de resinas compostas, que possibilitam restaurações quase impercetíveis, cuja cor é indistinguível dos dentes naturais. Pelas suas características estéticas e funcionais, as resinas compostas podem também ser utilizadas em situações de traumatismos e fraturas dentárias, alterações de cor ou malformações dentárias congénitas.

Dentisteria Operatória

A dentisteria operatória é a área especializada no tratamento das cáries e fraturas dentárias, remoção de tecido cariado e posterior reabilitação através da colocação de materiais como as resinas compostas, amálgama e materiais com propriedades físicas muito próximas das do dente.

Dentisteria Estética

A dentisteria estética é uma área da medicina dentária muito ampla, que se dedica essencialmente ao tratamento dos dentes com vista à recuperação das suas formas, funções e cor, perdidas por lesões de cárie, de desgaste dentário, traumatismos, fatores genéticos e ambientais, entre outros.

O que são cáries dentárias?

É uma doença que afecta quase 90 por cento da população, provocada pela ação de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente.
A presença dessas bactérias na boca, associada a uma alimentação rica em açucares e a uma higiene oral deficiente, facilita o aparecimento de cáries. Em situações extremas, a cárie dentária pode originar infecções de extensão variável e que podem ter graves repercussões na saúde geral do indivíduo.

Causas, sintomas, tratamento

Quando os alimentos que contêm hidratos de carbono, como os doces, são ingeridos, as bactérias cariogénicas vão decompô-los e originar ácidos que provocam a dissolução do conteúdo mineral dos dentes e consequentemente o aparecimento de lesões de cárie. Esta ação é mais eficaz quando estes alimentos são ingeridos muito frequentemente fora das refeições ou à noite antes de deitar.

Prevenção

Escovar os dentes pelo menos 2 vezes ao dia, tendo em conta que a escovagem noturna é a mais importante e não se devem ingerir mais alimentos após a escovagem;

Passar o fio dental entre os dentes pelo menos uma vez por dia, idealmente à noite;

Visitar o médico dentista regularmente.

Tens alguma pergunta que nos queiras fazer? Nao duvides em preencher o formulario, que nos responderemos!